Clique no seu perfil no canto superior direito da sua tela, vá em “Modificar Perfil” e atualize suas informações!
Verifique em sua caixa de e-mail se recebeu o login e senha para acesso à Plataforma, lembrando que as informações são enviadas somente em seu primeiro dia de curso.
Entre em contato com a secretaria educacional da sua localidade e solicite a verificação da sua matrícula. Você também poderá entrar em contato via com WhatsApp Institucional 0800 494 1052.
Para redefinir sua senha clique em “redefinir senha”, preencha os campos com usuário ou e-mail e clique em “buscar” (evite preencher os dois campos). Logo após, você receberá uma mensagem em seu e-mail para redefinição da senha.
Nem todas as atividades possuem esta marcação. Em casos de dúvidas procure seu tutor.
O Fórum fica disponível para envio de respostas em um determinado período, verifique se não perdeu o prazo
Entre em contato com a secretaria educacional da sua localidade e solicite a alteração.
Acesse a Plataforma pelo link: https://demadigital.renapsi.org.br/
As orientações de como responder ao fórum são enviadas em seu mensageiro, verifique com o seu tutor.
As orientações para a atividade Mão na Massa se encontram no bloco Traçando Novas Rotas. Caso ainda precise de auxílio, entre em contato com o seu tutor.
Clique no menu ao lado da sua foto na Plataforma e selecione "Notas".
Entre em contato com a Secretaria Educacional da sua região.
Em alguns momentos específicos (datas comemorativas, eventos importantes, etc.) são inseridos blocos extras, que trazem conteúdos diversos com o intuito de enriquecer ainda mais seu momento de aprendizado.
Entre em contato com seu tutor.
Não! Se está com dificuldades ou não consegue visualizar ou acessar o seu curso, deve procurar apoio o quanto antes! Entre em contato com sua Secretaria Educacional ou com seu Tutor.
Entre em contato com a Secretaria Educacional da sua Região. Se for uma falha geral, provavelmente seu tutor(a) irá notificá-lo. Caso isso aconteça, não se preocupe, você não terá falta.
Jovem, entre em contato através do chat, para entender o que está acontecendo. Se for uma falha geral, provavelmente seu tutor(a) irá avisar. Caso isso aconteça, não se preocupe, você não terá falta.
Jovem, é importante que sempre verifique sua conexão. Vale ressaltar também que, caso identifique alguma mensagem de erro, atualize sua página. Se não der certo, reinicie seu aparelho celular, tablet ou computador.
Não! A atividade Mão Na Massa deve, exclusivamente, ser entregue na própria Plataforma. Caso tenha dificuldades, entre em contato com seu tutor.
Basta clicar no balão de diálogo do canto superior direito da tela, selecionar o seu tutor e escrever a sua dúvida. Assim que possível ele dará um retorno.
Solicite auxílio ao seu tutor via mensageiro da Plataforma.
Em caso de dúvidas é importante que solicite auxílio imediato do seu tutor..
Este bloco, em específico, é liberado somente na última hora de seu período. Vale lembrar que é necessário realizar todas as atividades dos blocos anteriores para acessar.
Este bloco, em específico, é liberado somente na última hora de seu período. Vale lembrar que é necessário realizar todas as atividades dos blocos anteriores para acessar.
Dentro do seu curso, logo acima dos blocos, se encontra o espaço "Meus Professores". Quando clicar, poderá conhecer um pouco mais sobre cada um!
Jovem, entre em contato através do chat, para entender o que está acontecendo. Se for uma falha geral, provavelmente seu tutor(a) irá avisar.
Não, mas é importante que informe seu tutor via mensageiro para justificar. Assim que retornar dê continuidade as suas atividades.
Pode estar relacionado com sua conexão, portanto, verifique como está sua conexão com a internet. Caso esteja tudo bem, entre em contato com seu tutor para apoiá-lo.
Se possível notifique seu tutor da Plataforma e entre em contato com um dos nossos atendentes pelo Chat.
Você pode colocar seu celular no modo computador para ter uma visão mais ampla das atividades. Se mesmo assim permanecer com dificuldades informe ao seu tutor via mensageiro da Plataforma.
Seu conteúdo estará disponível na Página Inicial (MINHAS DISCIPLINAS) da Plataforma Conectada..
Você pode colocar seu celular no modo computador para ter uma visão mais ampla das atividades. Se mesmo assim permanecer com dificuldades informe ao seu tutor via mensageiro da Plataforma.
Você pode identificar seu tutor pelo mensageiro dentro da Plataforma.
Neste caso, é importante que entre em contato com a Secretaria Educacional de sua região para verificações e orientação.
Confira seu horário de entrada na Web, e se o link está disponibilizado para acesso. Caso link não tenha sido disponibilizado solicite para o seu tutor via mensageiro
A web conferência fica no bloco Pé na Estrada. Ao clicar na palavra web conferência você será direcionado a sala de transmissão.
Verifique se já está no horário correto de início. Em caso de dúvidas entre em contato com seu tutor.
Sim. A Web conferência é uma das atividades que mais requerem atenção e participação dos jovens. Sendo uma atividade obrigatória do nosso Ambiente Virtual.
Será o primeiro dia marcado na cor verde em seu calendário!
Verifique em seu calendário educacional se é dia de curso teórico. Caso esteja marcado corretamente, entre em contato com a secretaria educacional da sua região.
Você recebe o calendário no kit de contratação, recebido via e-mail ou pode solicitar na secretaria educacional de sua região.
Você deve entrar em contato com a secretaria educacional da sua região.
Basta verificar o seu calendário de curso. O curso estará disponível em dia diverso do seu Encontro semanal.
Você deverá encaminhar a justificativa (atestado médico, certidões, etc), via e-mail, para o seu tutor ou secretaria educacional da sua região.
Você deve enviar o atestado via e-mail para seu tutor ou secretaria educacional da sua região. Lembre-se de anexá-lo em sua folha de ponto!
Os atestados válidos para fins de abonos de faltas, são somente aqueles previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas e Dispositivos Trabalhistas afins.
Seu supervisor deve enviar um e-mail para a secretaria educacional informando o motivo de sua ausência, essa informação é importante evitando falta lançada no diário e possível desconto no salário.
Faltas comprovadamente justificadas não devem levar ao desligamento de Aprendizes nem advertências trabalhistas. Porém, faltas não justificadas e recorrentes poderão levar a advertências e ao desligamento do jovem.
Não é possível realizar a reposição do encontro, uma vez que, a Plataforma disponibiliza apenas um encontro por dia.
Você tem até 72h para enviar seu comprovante de justificativa de falta.
Sim, pois as horas dedicadas às atividades teóricas também integram a jornada do aprendiz, podendo ser descontadas as faltas que não forem legalmente justificadas (art. 131 da CLT) ou autorizadas pelo empregador, inclusive com reflexos no recebimento do repouso semanal remunerado e nos eventuais feriados da semana.
Sim, pois as horas dedicadas às atividades teóricas também integram a jornada do aprendiz, podendo ser descontadas as faltas que não forem legalmente justificadas (art. 131 da CLT) ou autorizadas pelo empregador, inclusive com reflexos no recebimento do repouso semanal remunerado e nos eventuais feriados da semana.
As datas de início e término de cada módulo estão presentes em seu calendário de curso.
O Módulo Complementação é um módulo que complementa a carga horária de curso teórico para os jovens que cumprem carga horária de 6 horas. Ele possui horários específicos de início e término para cada turno. Caso tenha dúvidas entre em contato com a Secretaria Educacional da sua região.
Cada módulo abordará um tipo diferente de conteúdo e orientação.
Verifique em seu calendário qual é o próximo passo. Em caso de dúvidas, contate a Secretaria Educacional.
Não é permitido que o jovem saia mais cedo do seu horário de trabalho, sendo necessário o cumprimento de toda a carga horária.
Não é permitido que o jovem faça hora extra.
Jovem, todas as regras de trabalho do aprendiz estão expressas no Guia do Aprendiz e na Lei de Aprendizagem.
Não é permitido trabalho aos domingos/feriados, hora extra, e nem compensação de horas e também trabalhar em um horário não previsto em contrato.
Faltas comprovadamente justificadas não devem levar ao desligamento de Aprendizes nem advertências trabalhistas. Porém, faltas não justificadas e recorrentes poderão levar a advertências e ao desligamento do jovem.
Deve ser encaminhada via e-mail para a secretaria educacional da sua região.
Sim, caracteriza-se como desempenho insuficiente. Após análise e relatório do acompanhamento psicossocial, caso o jovem não seja capaz de se adaptar a rotina do Programa de Aprendizagem, esse com o acúmulo de TAR's, será desligado por inadaptação.
O contrato de aprendizagem é único, não havendo a possibilidade de troca de empresa/órgão, pois uma vez que o jovem é contratado, está vinculado àquela Instituição, cumprindo cota de aprendizagem.
O jovem pode participar do programa novamente, desde que seja uma função diferente da anterior.
Não, pois está vinculado à duração do curso de aprendizagem.
O jovem pode ser desligado do programa de Aprendizagem por desempenho insuficiente caso reprove na escola por insuficiência de notas.
Após a data final do contrato, a Instituição tem 10 dias para efetuar o pagamento da rescisão. Após o crédito dos valores rescisórios, o jovem é contatado para realizar o exame demissonal e assinar o termo de rescisão contratual.
Sim, caso você tenha concluído o curso com aproveitamento, receberá um certificado. Isso consta no art. 430 - CLT.
Sim, caso você tenha concluído o curso com aproveitamento, receberá um certificado. Isso consta no art. 430 - CLT.
Entre em contato com a Secretaria Educacional para formalizar a solicitação.
Sim, após o pagamento da rescisão o jovem é convocado via e-mail e WhatsApp para assinatura do termo de rescisão.
Você será convocado via e-mail ou telefone para se apresentar na secretaria educacional da sua região para recebê-los.
Não é gerado nenhuma multa. O aprendiz receberá os proventos de direito, porém não poderá sacar o FGTS.
Não, porém ao receber a rescisão em conta, no prazo de 48 horas, o aprendiz poderá comparecer para assinatura da documentação.
Você pode entrar em contato com o RH Jovem da sua região.
Para verificar questões relacionadas a descontos entre em contato com a Secretaria Educacional da sua região.
Você deve justificar ao seu tutor via e-mail e mensageiro o motivo do seu atraso. Caso não justifique, você poderá receber falta, que por sua vez, enseja descontos salariais.
Você ou seu gestor deve enviar a folha de ponto assinada e carimbada no e-mail da frequência da sua região.
A folha de ponto deve ser enviada até o 1° dia útil do mês.
Seu gestor deve emitir sua folha de ponto dentro do portal. Você poderá entrar em contato com o Departamento de Frequência da sua região para solicitar acesso
Seu gestor deve solicitar sua folha de ponto no e-mail da Frequência.
Seu gestor deve solicitar sua folha de ponto no e-mail da Frequência.
O pagamento é feito até o 5º dia útil de cada mês.
Encaminhe e-mail para o RH Jovem, informando seu nome completo e CPF.
O contracheque fica disponível no link: https://aprendizes.renapsi.org.br/Account/Login?ReturnUrl=%2FProfile Atenção! O seu usuário é o número do seu CPF e a senha os 4 primeiros dígitos do seu CPF.
Seu supervisor deve encaminhar e-mail para o departamento de férias para verificação e agendamento.
Sim, é de suma importância a comunicação do período de gozo para que o aprendiz seja afastado da capacitação teórica.
Você deverá realizar a devolução do seu Uniforme e Crachá.
Não. Apenas o FGTS ficará retido em casos de pedido, inadaptação ou abandono.
Vale-transporte, Férias, 13º salário, FGTS de 2%, e outros benefícios acordados.
Entre em contato com o RH da sua região e solicite um novo.
Você deverá encaminhar um e-mail para o RH Jovem da sua localidade relatando essa ocorrência. O departamento irá verificar o motivo.
Sua passagem é enviada até o último dia do mês vigente.
Você pode entrar em contato via e-mail ou telefone institucional, ambos da secretaria educacional da sua região.